Dicas de cuidado com os cães e gatos

Por

Cachorro, gato, hamster, cobra, pássaro, animais domésticos em geral. Quem tem sabe como é bom e quem não tem, quer ter.

Aquela frase que todos já ouviram pelo menos uma vez na vida: ” O melhor amigo do homem”, com certeza há várias definições para essa frase, mas ela geralmente é atribuída ao animal de estimação, pois não há amor mais puro e verdadeiro do que o de um animal ao seu dono.

Mas o que queremos destacar hoje no blog é a importância do cuidado com a saúde do bichinho, pois diferente de nós humanos, eles não sabem se cuidar sozinhos, e nem conseguem falar o que sentem para que nós façamos algo à respeito. Assim, suas vidas dependem completamente de seus donos e é por isso que devemos estar sempre atentos aos nossos animaizinhos.

#1 Saúde física e mental

Os animais domésticos, principalmente os cachorros que são mais dependentes de seus donos, se não tiverem um espaço grande para passar o dia ou uma companhia como outro cachorro ou uma pessoa, eles podem ficar estressados e tristes, o que pode gerar muitos problemas como, depressão, desenvolvimento de doenças, etc. Por isso, o ideal é sempre levá-lo para passear, dar carinho, não deixar ele muito sozinho, ou oferecer um espaço bom o suficiente para que ele possa correr e brincar.

Usamos os cachorros como maior exemplo pois na relação com os humanos eles se enxergam como parte de uma matilha onde eles devem seguir e obedecer o líder, O dono. Já os gatos, se enxergam como iguais, assim tendem a ser mais independentes e não ter essa necessidade de estar sempre em companhia de seu dono, dessa forma eles não se importam de passear sozinhos e não ter o dono por perto perto 24 horas, ao contrário do cachorro.

#2 Hidratação

Mas não é por essa peculiaridade que os gatos possuem, que eles não se importam e também não precisam de cuidados especiais. Os gatos em geral não gostam de beber água parada, e como na maioria das casas não há uma espaço com aguá corrente 24 horas para eles beberem, eles tendem a não beber muita água, o que gera muitos problemas e pode inclusive levar a morte pela falta de hidratação.

Por isso é sempre importante ter esse espaço para ele na sua residência, mas como isso é difícil de se arrumar, muitos optam por fontes que mantêm a circulação de aguá evitando que a mesma fique parada, evitando desperdício e chamando a atenção do animal para o consumo da água. Isso é válido tanto para os gatos quanto para os cachorros, porém os gatos são mais exigentes nesse quesito.

#3 Vacinação e castração

A vacinação é muito importante e indispensável, pois é assim que você vai proteger seu bichinho de doenças e problemas que ele possa desenvolver ao longo da vida.

A castração não é algo indispensável mas, se você não tem condições ou vontade de cuidar de mais filhotes que seu animal venha a ter, ou até mesmo não terá para quem os doar, é importante então que seja feita uma castração pois assim você evita de que os filhotes possam ser abandonados.

#4 Higienização

A higienização depois da hidratação é o quesito mais importante. O banho nos cachorros devem ser dados a cada 15 dias, já nos gatos esse intervalo deve ser maior pois eles possuem o hábito de se limparem sozinhos com a língua, esses banhos devem ser dados com produtos específicos para animais porque os produtos para humanos podem causar alergias e irritações em sua pele. Esse também é um momento que você usará para verificar se há algo de errado com seu animal, como irritações, feridas, pulgas, carrapatos, nódulos, etc.

A higienização bucal também deve ser feita, mas com produtos também específicos para animais pois, assim você evitará o mau hálito e preservará seus dentes por mais tempo.

#5 Idas ao veterinário

É importante que você leve seu animal ao veterinário pelo menos uma vez ao ano, só para estar sempre ciente sobre a saúde do seu animalzinho e caso surja alguma doença ou outra coisa, seja tratado a tempo.

#6 Amor e carinho

O item mais importante de todos, o que não pode faltar de jeito nenhum, é o amor e o carinho. Você tem que demonstrar afeto para o animalzinho para assim, ele saber o quanto ele é querido e importante para seu dono, pode ter certeza que se lhe for dado amor, ele o retribuirá pelo resto de sua vida.

Está preocupado com seu cachorrinho e ou seu gatinho que não está mais querendo beber a água que você deixa no potinho? A única solução que eu posso te dar é a fonte, pois ela despertará a vontade do bichinho de beber água, além de manter uma água limpinha e saudável para ele sem você precisar ficar trocando várias vezes ao dia.

Da uma passadinha nesse link: https://goo.gl/Wz131M e adquira essa maravilha pro seu bichinho, tenho certeza de que ele vai amar!

E para outras coisas pro seu dono, da uma passadinha no nosso site oficial da loja Pacheco Store: http://www.pachecostore.com.br com preços muito em conta e produtos de qualidade!

 

Você pode gostar